Cia Theatro em Cena viaja para apresentações no RS.

NUCOM-MT

A Cia Theatro em Cena irá representar o estado de Mato Grosso em 13 cidades do Rio Grande do Sul, levando a Patrulha do Trânsito.(Foto: Divulgação)

Cia Theatro em Cena segue à risca a letra da música “Nos bailes da vida”, de Milton Nascimento e Fernando Brant, a qual diz que “todo artista tem de ir aonde o povo está”. Palcos, eventos, escolas, praças, ruas, espaços alternativos, entre outros. São lugares assim que a Cia Theatro em Cena vem atuando, dentro e fora do estado de Mato Grosso, para apresentar projetos educacionais através da arte do teatro.

Em janeiro de 2011, a trupe participou do 36° Encontro Cultural de Laranjeiras (SE), apresentando os espetáculos “Fábrica de Risos” e “Era Uma Vez Um Abacateiro”, este último com o tema meio ambiente. Em fevereiro, os atores visitaram Uberlândia (MG), onde apresentaram o projeto “Patrulha do Trânsito”, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), para o programa Siga Bem Caminhoneiro.

Cia Theatro em Cena irá representar o estado de Mato Grosso em 13 cidades do Rio Grande do Sul, levando a Patrulha do Trânsito. Serão 20 apresentações para o público infanto-juvenil, de 10 a 28 de abril. Ao término das apresentações no Rio Grande do Sul, a trupe retorna para Mato Grosso, com seu programa de arte e educação, num mambembe pelas etapas do FETRAN (Festival Estudantil Temático de Teatro para o Trânsito). Após o FETRAN, a Cia Theatro em Cena segue com a Patrulha do Trânsito em 23 apresentações pelas cidades de Itabuna (BA), Teixeira de Freitas (BA), Teófilo Otoni (MG), Montes Claros (MG), Patos de Minas (MG), Ibiá (MG), Ituiutaba (MG), Jataí (GO), Rialma (GO), Goiânia (GO), Araçatuba (SP), Araraquara (SP) e Palmeiras das Missões (RS).

Desde 2003 atuando na área de educação para o trânsito, a Cia Theatro em Cena já desenvolveu projetos como “Meninos do Trânsito”, em parceria com o DETRAN/MT, “Patrulha do Trânsito”, em parceria com a PRF, “Expresso” e “Trânsito Legal na Escola”, ambos em parceria com a SMTU. O ator, autor e diretor da Cia, Ilson de Oliveira, explica que do resultado da parceria de sete anos com o FETRAN surgiu um novo projeto de arte e educação para o trânsito, a Patrulha do Trânsito. Quem passa as mensagens são os palhaços Zabilim Plim Plim (Ilson de Oliveira), Tetéko Téko (Altiery Dallys) e Patrulheiro Rico (Ricardo de Freitas), chamando a atenção das crianças, adolescentes e adultos.

O teatro como forma de transmissão do conhecimento da legislação de trânsito torna-se uma ferramenta bastante eficiente, pois ao lembrar-se das palhaçadas, brincadeiras lúdicas e músicas educativas, os educandos lembram também do que foi ensinado.

O objetivo é mostrar cautela no trânsito através do teatro e tornar mais atraente o modo de passar as informações, pois assim acredita-se que a transmissão da mensagem surte mais efeitos pela forma lúdica com que o assunto é abordado.

A trupe atua também em programas de educação nas áreas de meio ambiente, SIPAT, saúde, anti-drogas, qualidade de vida, alcoolismo, tabagismo, pedofilia, entre outros. Os interessados em saber mais podem visitar o site www.patrulhadotransito.com.brwww.ciatheatroemcena.com.br.

 

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário